Sabe aquela lista de desejos que costumamos fazer todo começo de ano, crente de que o novo ano será diferente?! Além de fazer essa a lista, eu a reviso sempre e aprendi a atingir mais rapidamente meus objetivos usando o método SMART.
Primeiramente, você deve entender que há diferenças entre desejos, objetivos e metas – saber classificá-los ajudará com maior facilidade a defini-los. Portanto, para criar uma meta da forma correta, entenda a diferença:
Desejo: É uma manifestação inicial, uma vontade ampla do que deseja ter, fazer ou ser. Por exemplo: “Quero ficar rico”.
Objetivo: O objetivo é mais claro e detalha algo a mais que o desejo. Por exemplo: “Quero ficar rico investindo em ações da bolsa”.
Meta: A meta se feita da maneira correta, irá detalhar tudo sobre o que é, como, quando fazer e o porquê do seus desejos e objetivos. Além disso, a meta torna os desejos e objetivos mais realistas e desta forma fica mais claro de como alcançá-los. Por exemplo: “Quero alcançar um milhão de reais investindo na carteira de ações ‘X’ até dezembro de 2050.”
Depois que descobrir como usar a meta SMART, você irá de uma vez por todas a cumprir todas as metas que colocar no papel.
Tirando as metas do papel com o Método SMART
O Método Smart é uma ferramenta criada para ajudar na melhor definição de metas. Por isso, toda meta deve ter as características das 5 iniciais de SMART – abaixo a explicação de cada inicial e suas aplicações práticas. Acompanhe!
O acrônimo SMART quer dizer:
S. Specific (Específico)
A meta deve ser detalhada na maior quantidade de elementos possíveis. Não tenha um desejo “quero ser rico”, mas sim estipule um valor que definirá você ser rico. Defina:
- O que é;
- Quem está envolvido;
- O motivo;
- O local.
Seja o mais claro possível, caso contrário não saberá como atingir sua meta.
M. Mensurável
Mensurar significa medir. Você precisa medir o quanto está progredindo na sua meta, até mesmo porque você não vai alcançá-la da noite para o dia. Responda:
- O que devo fazer cada dia ou mês para estar mais próximo da minha meta?
- Tem valor ou quantidade? Quanto é?
- Como saberei quando atingi-la?
A. Atingível
Torne ou configure sua meta para que seja algo possível e que você acredite que possa realizar. Não estipule metas impossíveis de serem feitas ou nas quais você não a acredita.
Defina os passos e recursos necessários para chegar nessa meta, então saberá se é atingível. Responda:
- Como eu posso alcançar essa meta?
- Quais são as limitações que tenho que eliminar?
Por exemplo: Torne “Ficar rico” em “Investir X todo mês, para alcançar X de dinheiro e me sentir rico”.
R. Relevante
Sua meta deve ter um motivo relevante e dessa forma sua motivação ficará alta. Por outro lado, uma meta sem motivação é certeza de insucesso. Por isso, suas metas devem ter um sentido de importância e relevância para a sua vida. Portanto, se essa meta for desejada com intensidade o suficiente, consequentemente você a realizará mesmo que exija recursos e tempo.
Uma meta relevante responde sim para as perguntas:
- Eu sou responsável por alcançar essa meta?
- É uma meta que vale a pena?
- É o momento certo?
- Corresponde aos nossos esforços e necessidades?
T. Temporal
Estipule prazos para todas as metas. Mas também, estipule prazos menores para realizar pequenas tarefas que o deixe mais próximo do seu objetivo. Responda:
- O que posso fazer em 6 meses?
- Em 1 mês?
- E hoje?
Se não estipular prazos, não tornará sua meta prioridade. De fato, somos procrastinadores por natureza, por isso quanto mais dividir a meta em tarefas com prazos menores, maior sua chance de atingi-la no prazo final.
Principalmente metas que exigem gastos financeiros tendem a ser desanimadoras quando olhamos o valor total para cumpri-las, mas se dividir o valor por mês, então já não se assustará tanto.
Conclusão
Enfim, riscar metas concluídas é uma experiência gratificante. Se usar este método notará que você terá mais clareza, motivação e foco no que deseja alcançar.
Agora é hora de botar suas metas no papel e defini-las com maior facilidade. Comenta aqui embaixo quais são suas táticas para alcançar metas e o que achou do conteúdo.
Inscreva-se para receber novidades!
[…] decidir o montante ideal é pensar em um valor que te traga segurança e seja atingível, use o método SMART para estipular as metas […]